Dicas de Iluminação para Sala de Estar, Utilize a iluminação para deixar a sala de estar mais aconchegante
A iluminação é de extrema importância em todos os ambientes, afinal, a iluminação cria ambientes mais aconchegantes.
Dicas de Iluminação para Sala de Estar
Os lustres, plafons, são peças adequadas para sala de estar.
São itens perfeitos para seu projeto de iluminação, para sala ficar elegante em decoração.
É importante escolher modelos para sala de estar que esteja em harmonia a decoração.
E que sejam proporcionais no tamanho do espaço, muitas vezes a iluminação para sala de estar acabam se tornando um destaque da decoração.
Temos várias opções de iluminar a sala de estar, iluminar esse ambiente e deixá-lo mais aconchegante, utilizando o lustre clássico com braços de cristal, plafons uma ótima opção, pendentes, matérias que acompanham o ambiente, spots, spots embutir, ou mesmo em moveis e sancas de gesso com iluminação indireta.
Evite o ofuscamento:
Ofuscamento e muito normal em iluminação, acontece quando a luz rebate em alguma superfície e reflete diretamente nas pessoas.
Para evitar esse fenômeno indesejado em casa é preciso tomar certo cuidado com os pontos de luz perto de materiais reflexivos, como os espelhos, vidros, peças cromadas, ou douradas.
Visual harmônico:
Para conseguir um visual delicado harmonioso, temos que utilizar uma combinação diferentes tipos de iluminação.
Que tipo de iluminação usar na sala?
São tantos os tipos de iluminação para sala que, muitas vezes, não sabemos qual é o ideal para nossa casa. O segredo, a princípio, é não ter pressa e pesquisar as melhores sugestões.
Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos os 4 tipos mais usados:
Iluminação indireta no ambiente
A principal característica da luz indireta para sala é incidir sobre uma superfície e só depois se espalhar de maneira uniforme pelo espaço. Geralmente, essa luz é usada como luz de ambientação.
As melhores maneiras de conseguir uma boa iluminação indireta são:
- sancas de gesso, também conhecidas como forro alternativo;
- spots de luz, que são pequenos pontos de luz embutidos;
- arandelas, chamadas também de luminárias de parede.
Esse tipo de iluminação ajuda a criar espaços mais intimistas e acolhedores. Por isso, vem sendo cada vez mais reconhecida, tanto pelos consumidores como pelos profissionais de arquitetura e decoração.
Iluminação difusa
Na prática, a iluminação difusa para sala de estar é um tipo de luz que ilumina o ambiente de maneira geral, embora de forma suave.
A luz difusa não é forte. E nem direta. Ela é sempre suavizada por meio de algum tipo de material, como o vidro. Assim, ela consegue iluminar o espaço sem criar contraste, ou seja, reduzindo a quantidade de sombras.
Vamos lá! Você consegue uma iluminação difusa por meio de:
- luminárias;
- plafons;
- lustres;
- pendentes.
São várias as possibilidades para esse tipo de iluminação. Mas, como a sala é um espaço para receber, relaxar e assistir televisão, o indicado é posicionar a luz difusa no teto para que não gere reflexos na tela. A iluminação difusa é usada para garantir a iluminação geral do cômodo
Iluminação direta em pontos específicos
Como o próprio nome indica, a iluminação direta tem o foco direcionado para um objeto específico. O principal objetivo desse tipo de iluminação é trazer destaque para algum ponto do ambiente.
Quando você pensa em uma iluminação direta em pontos específicos pode tomar de exemplo um salão de beleza. Eles são sempre bem iluminados, mas com reforço em lugares estratégicos, como nos espelhos.
Na iluminação da sala é possível criar uma atmosfera semelhante, iluminando objetos como quadros, painéis de TV, espelhos ou algo diferente, como uma poltrona ou vitrola.
Seja qual for o objeto, você pode apostar em pendentes, spots ou luminárias! Essas últimas, aliás, são como entrar em um universo paralelo, tamanhas as possibilidades de modelos, tamanhos, cores e temperaturas
Iluminação decorativa com luminárias
Uma iluminação decorativa vai muito além de luzes nas cores certas e bem posicionadas para valorizar a decoração. O principal objetivo desse tipo de iluminação é encantar e tornar o ambiente mais bonito e elegante.
Para isso, as luminárias são as melhores apostas! Seja uma luminária de mesa, de parede ou teto, o fato é que elas podem fazer toda a diferença na iluminação da sala.
As luminárias de mesa, por exemplo, podem ser apoiadas em mesinhas laterais ou aparadores. Na parede, com as arandelas, podem se combinar com papéis de parede e outras texturas para criar um efeito único.
Já as luminárias de chão, o que elas têm de versáteis têm de agregadoras para a beleza do espaço. Algumas são tão sofisticadas que são quase um móvel de valor.
.


Aproveite e Conheça nosso Blog com matérias interessantes e técnicas, e também o nosso site https://www.lumilandia.com.br/ com toda linha de iluminação, pode aproveita e ver toda linha de lâmpadas, ]]Veja n]ossas lâmpadas e para finalizar conheça a norma para iluminação de interiores do imetro= NORMANBR 5413
Nossa empresa é especialista em iluminação. Com uma grande linha de modelos, conhecemos cada detalhe dos produtos. Temos uma equipe que pode ajudá-lo em qualquer dúvida, apoio na venda e pós-venda, venha tirar suas dúvidas.





